Apresentação
A Associação Portuguesa de Nutrição, tem a decorrer, desde 2017, um Programa de Sensibilização e Informação sobre Sustentabilidade Alimentar.
Este Programa encontra-se assente nos cinco eixos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Paralelamente, também se encontra em consonância com determinados Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Atendendo à pertinência do tema, bem como à necessidade de incluir as crianças e os adolescentes nesta temática, a APN desenvolveu um Programa de Sensibilização e Informação sobre Sustentabilidade Alimentar adaptado à idade escolar. Deste modo, a faixa etária abrangida é entre os 15 e os 18 anos, ou seja, alunos do 10.º ao 12.º ano. Esta faixa etária caracteriza-se por maior autonomia nas escolhas alimentares pelos alunos, bem como por uma maior capacidade crítica para refletir sobre a importância da sustentabilidade alimentar e da alimentação saudável no seu quotidiano.
Com este Programa de Sensibilização e Informação sobre Sustentabilidade Alimentar adaptado à idade escolar, mais especificamente ao ensino secundário, a APN pretende aumentar a reflexão e a consciencialização sobre a sustentabilidade alimentar nos adolescentes, e a partir do aumento da sua literacia alimentar melhorar as escolhas alimentares no seu dia-a-dia. Paralelamente, ambiciona-se o incremento dos conhecimentos sobre sustentabilidade alimentar e de um estilo de vida salutar, através da disseminação da mensagem pelos alunos.
Com este Guia, pretende-se facultar ferramentas que permitam ao professor promover a consciencialização sobre sustentabilidade alimentar, através de materiais construídos por nutricionistas. O projeto reúne, assim, um conjunto de recursos que podem ser utilizados como instrumentos de trabalho em contexto de sala de aula, integrando-os nos conteúdos programáticos das várias disciplinas lecionadas (p.ex.: biologia e geologia, geografia, história, inglês).
Atendendo à pertinência do tema, bem como à necessidade de incluir as crianças e os adolescentes nesta temática, a APN desenvolveu um Programa de Sensibilização e Informação sobre Sustentabilidade Alimentar adaptado à idade escolar. Deste modo, a faixa etária abrangida é entre os 15 e os 18 anos, ou seja, alunos do 10.º ao 12.º ano. Esta faixa etária caracteriza-se por maior autonomia nas escolhas alimentares pelos alunos, bem como por uma maior capacidade crítica para refletir sobre a importância da sustentabilidade alimentar e da alimentação saudável no seu quotidiano.
Com este Programa de Sensibilização e Informação sobre Sustentabilidade Alimentar adaptado à idade escolar, mais especificamente ao ensino secundário, a APN pretende aumentar a reflexão e a consciencialização sobre a sustentabilidade alimentar nos adolescentes, e a partir do aumento da sua literacia alimentar melhorar as escolhas alimentares no seu dia-a-dia. Paralelamente, ambiciona-se o incremento dos conhecimentos sobre sustentabilidade alimentar e de um estilo de vida salutar, através da disseminação da mensagem pelos alunos.
Com este Guia, pretende-se facultar ferramentas que permitam ao professor promover a consciencialização sobre sustentabilidade alimentar, através de materiais construídos por nutricionistas. O projeto reúne, assim, um conjunto de recursos que podem ser utilizados como instrumentos de trabalho em contexto de sala de aula, integrando-os nos conteúdos programáticos das várias disciplinas lecionadas (p.ex.: biologia e geologia, geografia, história, inglês).
A peça central deste projeto de âmbito escolar é um documentário realizado pela Academia Espanhola de Nutrição e Dietética - SustainblEating - traduzido para português pela APN, que servirá como base de trabalho para as propostas de atividades a dinamizar após a visualização deste documentário.
Adicionalmente, o e-book “Alimentar o futuro: uma reflexão sobre sustentabilidade alimentar”, da autoria da APN, é um importante elemento informativo no qual este Guia se baseia, apresentando informação concetual no e-book.
Neste sentido, o Guia do Professor apresenta um compêndio com os principais conceitos associados ao tema, de modo a facilitar a compreensão dos conteúdos que serão apresentados, assim como um conjunto de atividades, que pretendem promover a reflexão e a consolidação dos conceitos abordados. As atividades encontram-se divididas de acordo com a sua duração média, auxiliando o professor na planificação do tempo de sala de aula dispensado às atividades. No que respeita às atividades de curta duração, estas consistem numa abordagem de aproximadamente 90 minutos, distribuídos em: 60 minutos para visualização do documentário e 30 minutos para o desenvolvimento da atividade. Por outro lado, as atividades de longa duração contemplam os 60 minutos para visualização do documentário e apresentam propostas de reflexão e de trabalho com ano letivo. Note-se que, são apresentadas atividades para as diferentes disciplinas de cada área e contêm a indicação de uma abordagem individual, por turma ou para toda a comunidade escolar.
COMO PARTICIPAR?
A participação nestre programa requer um processo de inscrição para obter acesso aos materiais do Programa, que compreende 3 fases:- fase: candidatura do professor;
- fase: acesso à área reservada, onde se encontra disponível o documentário a ser visualizado;
- fase: registo das atividades com as informações das turmas a participar, para obtenção dos recursos didáticos entregues na escola.